sábado, 18 de novembro de 2017

Gratidão: Palavra que devia fazer parte do nosso dia a dia.

Imagem relacionada

A palavra gratidão, embora sempre existisse, tornou-se mais forte, desde que tive o privilégio de conhecer o outro lado da vida. De ver o mundo como, na minha modesta opinião, poucos o vêm. Factos insignificantes, começaram a ter dentro do meu coração, um valor diferente. Tornei-me uma pessoa melhor. Existem pessoas muito especiais, e não é por acaso, que entram na nossa vida, e nela permanecem. São poucas, todos nós o sabemos, mas existem. A amizade não se compra, não se inventa, conquista-se.

Existem dias perfeitos, outros menos perfeitos. Nada na vida, por exigência humana, é ajustado aos gostos e desejos de cada um. Nem a amizade. Mas o importante é essa ser pura, transparente, cristalina. Existam horas, em que, as palavras trocadas, dentro da amizade, que antes até nos podiam fazer sorrir, nesse momento nos magoam.

A forma de as dizer, o contexto, o estado de espírito em que as ouvimos, são factores que nem sempre são iguais. A amizade requer VERDADE, e essa verdade nem sempre a aceitamos da melhor forma, se calhar, por uma única razão: Ser VERDADE.

Sendo a verdade o lado mais forte da amizade, nada mais justo que a aceitar sempre, e sobre essa, reflectir. Em cada dia, em cada amanhecer, a gratidão deve ser interiorizada dentro de cada um de nós. Mesmo que seja mentalmente, devemos agradecer às pessoas que se preocupam connosco, que nos escutam, nos momentos bons e menos bons. A gratidão é o reconhecimento, do quão bem nos fazem.

"Uma amizade verdadeira passa a ocupar um lugar dentro do nosso coração como se fosse um membro da família, que amamos e nos ama."

Por isso, estou grata à vida,  à amizade, sobretudo aquela, que me conquistou e permanece em meu coração, que me dá alento,  e me ajuda a ser uma pessoa melhor.

(Sentimento comum a muita gente)
Autora; Larissa Santos

66 comentários:

  1. Gratidão é uma palavra que muitos não conhecem....


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Isa Sá. Concordo contigo, não mesmo. Obrigada pela tua visita, Volta sempre :)
      .
      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  2. Gratidão por tudo de bom que nos acontece, o reconhecimento faz muito bel. Lindo texto! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Chica, É isso mesmo. Obrigada pela carinhosa visita. Volte sempre

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  3. Bom dia Larissa Santos
    ...........
    Sendo a palavra gratidão
    Uma palavra de sinceridade
    Nem sempre entra no coração
    Como palavra de verdade
    .
    Saber aceitar a gratidão
    É uma dádiva de Deus
    Pois quem não tem coração
    Não tem lugar entre os meus
    .
    E quando digo os meus
    Digo aqueles que me são queridos
    Por isso, graças a Deus
    Que estás entre os meus amigos
    .....................
    O teu texto é lindo. Merece sem dúvida uma enorme reflexão sobre o seu conteúdo. Eu sou GRATO por te ter conhecido e pela pessoa maravilhosa que és.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, meu querido Gil. Deixas-me sempre sem palavras, com tão doces palavras tuas. Não sei se as mereço. :) SIM, ESTOU-TE GRATA. Obrigada por seres como és... Adoro-te

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  4. Uma reflexão super oportuna para os tempos de hoje.
    Sou grata por existirem pessoas que contém a mesma índole e verdade nos sentimentos, assim como eu. São raras as pessoas verdadeiras.
    Que bom, que tenhas encontrado alguém assim. Também tenho esse Previlégio.
    Beijinhos, Larissa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. A Tal Rapariga.Muito obrigada pela carinhosa visita...Grata pelas suas palavras tão sinceras. Volte sempre.
      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  5. Gratidão? Mas isso existe? Será que não existe somente quando nos convém? Será que todos conhecem o significado dessa extraordinária palavra?

    Gostei muito do texto, parabéms

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde menina Neuzinha. Se existe? Claro que existe, pena que nem todos/as a saibam utilizar no momento certo. Obrigada pela tua visita carinhosa. Volta sempre.
      .
      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  6. Dentro de um coração onde mora a gratidão, habitará sempre a felicidade. Texto para refletir.
    Sábado de amor e carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Nikita Flor. Obrigada por ter vindo, é para mim um privilégio e desde já lhe fico grata pela palavras. Volte sempre
      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  7. Um texto poderoso, profundo, sobre o qual devemos reflectir. A gratidão é um sentimento muito puro, muito intimo, muito pessoal

    Parabéns Larissa Santos
    Feliz dia de Sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Ricardo-aguialivre, para mim é sempre um privilégio recebe-lo nosso nosso blogue. Obrigada pelas suas palavras carinhosas. Volte sempre.

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  8. Olá, querida Larissa!

    Um texto, uma prosa mto bem escrita, talvez inspirada noutras leituras, mas isso não é "fraude" nenhuma, pke ler os outros é aprender com eles e o contrário também é verdadeiro.

    O que aprendi contigo, hoje e aqui? Tanta coisa, e somente uma: o valor da gratidão, baseada na amizade verdade. Sem verdade, nunca seremos autênticos e assim enganar-nos-emos a nós próprios, diariamente.

    Todas as vivências e experiências, que passaram na tua vida, boas, más, assim assim, só te podem ter enriquecido e feito de ti uma mulher melhor, mas não sem defeitos, como é natural, pke todos os temos, mas uma mulher, que respira liberdade, amor pelo próximo e sabe ser amiga de verdade e com verdade.

    Continua cultivando esse jardim, interior e exterior, pke as flores, as tuas flores, aquelas que estás semeando, diariamente, darão os seus frutos, atempadamente, aliás, já estão brotando e dando. E tu já sentes isso.

    Continua a escrever e a sentir aquilo que escreves, pke irás, cada vez mais, adquirindo conhecimentos e sentimentos, que, de outra forma nunca o conseguirias. A blogosfera é um mundo e aqui anda gente boa e gente menos boa, daí, acho necessário distinguir o trigo do joio, mas não etiquetando, nem marginalizando. Só cai o abismo, quem quer, pke somos seres inteligentes.

    O importante, o mais importante é AMAR, no sentido lato do termo, e só assim encontrarás o verdadeiro sentido e caminho da vida.

    Responde ao meu comentário como te aprouver e não tenhas receio de nada. Basta pôr o coração e a verdade, aqui, e tudo ficará perfeito.

    Beijinhos para ti e para o Gil e um luminoso fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Querida Amiga, CEU. Desde já agradeço a sua visita. O texto não foi inspirado em outros textos. É apenas meu, embora este sentimento seja comum a muita gente. Cada qual sente-o como bem entende. Sou uma pessoa grata à vida e a tudo o que fazem por mim e pelos meus.

      Sim, amar/amor. Existe amor de vários sentimentos. Amor de Pais, irmãos, marido, filhos, e amigos. Sim posso dizer que tenho amigos que amo como se de família se tratasse. Você sabe.
      O importante é estarmos de bem com a vida e tranquilos.

      Convém dizer que sempre se aprende com os erros. E não é mentira nenhuma que leio com atenção o que nos escreve e, com "isso" também aprendo...OBRIGADA E GRATA PELA SUA VISITA

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  9. Olá nova amiga Larissa, prazer te receber lá no meu espaço, novos amigos sempre nos enriquecem!
    Amei ler seu belo texto que nos faz refletir, concordo plenamente contigo, a verdade de uma amizade, amigos verdadeiros nos amparam em nossos difíceis momentos e a recíproca tem de ser também verdadeira, isso só reconhecemos quando agradecemos!
    Agradecer é tudo de bom, pois a lama agradecida não sente a necessidade de reclamar, viver e agradecer é meu lema, em meus blogues sempre mostro isso!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ivone. Seja bem vinda ao nosso espaço e espero que goste. Obrigada pelas suas carinhosas palavras de incentivo. Adorei tê-la cá. Volte mais vezes ficaremos felizes.
      .
      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  10. A gratidão é a verdade aceite na singeleza consciente do que se é. A Amizade, guarda e partilha tudo o que somos.
    Texto reflexivo, muito bom e oportuno.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Acordar Sonhando . SOL da Esteva. Muito obrigada pela sua gentil visita e pelas palavras de carinho. Fiquei feliz.
      Volte sempre
      .
      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  11. Um belo texto que faz todo sentido nos dias que correm de verdadeira ingratidão e arrogância da parte de muitas pessoas.
    Um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Francisco Manuel Carrajola Oliveira. É mesmo, acredite que muita gente não dá valor a nada, nem ao que fazem por elas... Obrigada pelo seu carinho. Volte sempre.

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  12. Um texto bastante elucidativo no qual me identifico na íntegra. Muitos conhecem a palavras, mas poucos a "usam". Amei

    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Cidália Ferreira. Muito obrigada pelo seu carinho. Volte sempre

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  13. Sim, ser grato é muito importante. Tenho uma filha médica de quarenta anos e um filho de onze. Sou quase um Abraão. E sou católico também. À noite, antes de dormir, ele, minha mulher e eu rezamos juntos, numa forma dele adquirir bons hábitos, e terminadas as orações, primeiro agradecemos a Deus pela vida e decorrência dela, depois pedimos desculpas a Deus e ao Universo pelas faltas cometida àquele dia, e finalmente pedimos graças: por saúde de amigo que esteja doente, nossa saúde, amor ao próximo, sabedoria, discernimento e tudo o mais. E realmente, realmente a pequenez de alguém de mede pela ingratidão. Belo texto, o seu! Parabéns! Abraços. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e Outras. Também lhe estou grata às suas doces, sinceras e sensíveis palavras. OBRIGADA
      Volte sempre.

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  14. Oi Larissa,
    Bom que você acreditar em amizade, já eu nunca tive sorte com essa tal amizade.
    Meu maior amigo foi meu pai adotivo, daria sua vida por mim se pudesse para eu não sofrer e hoje meu marido e filho.
    Obrigada pelo carinho
    Lua Singular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Lua Singular. Muito obrigada pelo seu carinho. A Vida é assim. Não desanime. Volte sempre.

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  15. Amizade e gratidao andam de maos dadas infelizmente muita gente desconhece essa palavra. Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Paula Silva, sempre presente, e nós gostamos. Obrigada pelas tuas palavras carinhosas. Volta sempre

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  16. Há sempre quem o esqueça... Devemos estar gratos à vida e partilhar o amor, a amizade e a alegria com todos...
    Texto bonito...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Marta Vinhais. Concordo consigo. Muito obrigada pelo seu carinho. Volte sempre.

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  17. Fabuloso texto para ler, reler e reflectir. Parabéns Larissa.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Bernardo. Obrigada pelo teu carinho. Gosto de te "ver" aqui.

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  18. Um texto que adorei ler. Muito bem escrito. Abençoadas mãos que assim escrevem. Abençoados amigos que temos. Devemos mostrar sim, a nossa gratidão.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vanda, boa tarde. E mesmo, obrigada pelo elogio, e carinho que nos deixas. Volta sempre

      Bjos
      Fim de semana feliz.

      Eliminar
  19. Larissa que texto lindo você nos apresenta!
    Gratidão é o que temos pelos amigos que fizemos e eu também tenho muito para agradecer por tantos amigos que conquistei,amigos sinceros que se preocupam quando estamos doentes ou quando demoramos para postar.
    Eu amo todos os meus amigos verdadeiros que sempre deixam palavras de carinho,tanto no blog como no Facebook.
    Amei ler.
    Bjs dessa nova amiga.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Carmen Lúcia. Muito obrigada pela sua carinhosa visita e pelas palavras doces que nos deixa. Concordo consigo. Isso é importante.

      Bjos
      Noite feliz, volte sempre

      Eliminar
  20. Olá Larissa ! ... É o meu primeiro comentário ! :)

    Para quem já me conhece destas lides, sabe bem que a "Amizade" é a "palavra bandeira" do meu blog ! ... Sabem que é o sentimento que mais prezo e, claro, a ele está directamente ligado o sentimento "gratidão".
    Quantas vezes o refiro ! Nem um nem outro se agradecem ! Simplesmente se retribuem !!!
    Não poderia por isso, estar mais de acordo com o magnífico texto !!!
    Abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Rui. Bem vindo ao nosso Blogue. Obrigada pelo carinho das suas palavras.Volte sempre

      Bjos
      Noite feliz, volte sempre

      Eliminar
  21. Olá amiga!
    Mais uma vez venho com muito carinho deixar o convite para o POETIZANDO E ENCANTANDO
    Este é especial, chegamos ao 10º !
    Neste convite, deixo os meus mais sinceros agradecimentos aos participantes que tem a cada semana nos encantado com suas belas participações.
    Como esse poetizando é o décimo vou deixar uma dica daquelas que facilitará e muito sua criatividade.
    A IMAGEM TEM UMA PESSIA DE BRAÇOS ABERTOS

    Hoje, deixo os links dos meus blogs, caso alguns visitantes seus ainda não os conheçam, fiquem a vontade para visita-los e seguir, ficarei grata.

    Links dos meus blogs
    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    https://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte. Muito obrigada. Sempre atenta e carinhosa. Sempre presente o que nos deixa muito felizes. Tentaremos estar à altura e atentos ao seu blogue :)

      Bjos
      E uma noite feliz

      Eliminar
  22. Um sentimento que me vem à alma ... diariamente!
    Gostei de ler ... bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Gracinha. Muito obrigada pelo seu carinho. Volte sempre.

      Bjos
      E uma noite feliz

      Eliminar
  23. Olá, Larissa!
    Gostei muito de sua crônica sobre a gratidão, cuja abordagem diz bem da importância desse sentimento (a gratidão), que nem sempre é lembrada por quem não deveria esquecer do bem que recebeu os pais, dos irmãos, outros parentes e dos amigos. Transcrevo este trecho, que fala da amizade:

    "Sendo a verdade o lado mais forte da amizade, nada mais justo que a aceitar sempre, e sobre essa, reflectir. Em cada dia, em cada amanhecer, a gratidão deve ser interiorizada dentro de cada um de nós. Mesmo que seja mentalmente, devemos agradecer às pessoas que se preocupam connosco, que nos escutam, nos momentos bons e menos bons. A gratidão é o reconhecimento, do quão bem nos fazem."

    Parabéns e um excelente domingo.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Pedro Luso. É um privilégio "tê-lo" aqui, muito obrigada pelo seu lindo e verdadeiro comentário. Grata pelo seu carinho. Volte sempre. Bom Dimingo

      Bjos
      E uma noite feliz

      Eliminar
  24. Gostei muito de ler essa reflexão! :) Infelizmente existe muita gente que não conhece o significado de gratidão. Beijinhos e bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Inês. sempre um carinho a tua visita. Obrigada. Volta sempre

      Bjos
      E uma noite feliz

      Eliminar
  25. Bonita reflexão...
    Os amigos quando o são verdadeiramente é o melhor que temos
    bjs
    Kique
    https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Kique. Obrigada pela carinhosa visita. Volte sempre.

      Bjos
      Domingo Feliz

      Eliminar
  26. Muito bem exposto a relevância da gratidão e da amizade verdadeira nesse seu sábio e lindo texto. Muito valioso para reflexão!
    Beijos carinhosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Lúcia Silva. Obrigada pela visita carinhosa. Volte sempre.

      Bjos
      Domingo Feliz

      Eliminar
  27. Mensagem perfeita amiga. Pena que nem todos sabem ter gratidão. Amiga, tenha uma noite de paz e um amanhecer feliz. Bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Elza Interaminense. Muito obrigada pelo seu carinho. Volte sempre.

      Bjos
      Domingo Feliz

      Eliminar
  28. Tudo o que vem para bem e por bem é grato
    Tudo é dádiva quando nada se espera
    Gentileza, carinho, amizade, bom trato
    É sol que ilumina a vida de sonho e quimera


    Beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Janita. Emocionou-me a sua quadra. Muito obrigada. Volte sempre

      Bjos
      Domingo Feliz

      Eliminar
  29. Algo que gosto de praticar com regularidade...
    Adorei o texto, com o qual me identifico, em tantas das suas passagens!...
    Um belo tema... que infelizmente tanta gente, não passa das palavras aos actos...
    Beijinho! Bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,Ana Freire, Obrigada pelas tuas palavras carinhosas, Volta sempre

      Bjos
      Domingo Feliz

      Eliminar
  30. Uma bela mensagem. Infelizmente cada vez mais a gratidão anda com a bengala do in acopulada
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Elvira Carvalho. Bem verdade. Obrigada pela sua carinhosa visita. Volte sempre.

      Bjos
      Domingo Feliz

      Eliminar
  31. Bom dia, Larissa. Adorei a tua narrativa! A gratidão é um sentimento tão imenso que, talvez por isso, só caiba em grandes corações iguais ao teu. Carinhoso abraço, ótimo fim de semana e meus aplausos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Antenor Rosalino. Muito obrigada pelas palavras de carinho que aqui me deixa. Fiquei feliz.

      Bjos
      Domingo Feliz

      Eliminar
  32. Amizades nos fazem bem e nos ajudam
    a prosseguir pelos caminhos às vezes ásperos dessa vida.
    E termos gratidão por tudo, só atrai coisas boas!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  33. Infelizmente a palavra Gratidão anda muitas vezes ausente do coração das pessoas.
    Excelente reflexão.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar